SOBRE O SIM

O selo SIM-CISAPE chegou para contribuir com o desenvolvimento da economia rural da região do Araripe

O Serviço de Inspeção Municipal é realizado através do consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (CISAPE) que, atualmente, é formado pelas prefeituras das cidades de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Ouricuri, Moreilândia, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, na região do Araripe; Afrânio e Dormentes, na região do sertão do São Francisco; Parnamirim do sertão Central.

O SIM é um serviço público, que tem por objetivo a regularização sanitária dos produtos de origem animal, atesta que o processo de manipulação dos alimentos foi realizado de forma adequada, resultando em um alimento seguro para o consumo humano. Quando executado pelo Município, a área de comércio é apenas no território municipal e quando operacionalizado por consórcio público, do qual o município faz parte, se atendidas as legislações afins, a área de comércio para os produtos inspecionados pelo consórcio passa a ser o território da soma de todos os municípios consorciados.

COMO RECEBER AS ORIENTAÇÕES PARA O REGISTRO SANITÁRIO (SIM) DO CISAPE

O interessado deve buscar orientação junto a Secretaria de Agricultura do seu município por meio do Agente de Apoio Local.

A equipe técnica do SIM irá repassar as orientações complementares, esclarecer dúvidas do processo e informará quais as documentações complementares para a obtenção do registro sanitário (SELO SIM/CISAPE)

O Agente de Apoio Local fornecerá as primeiras orientações inclusive quanto aos documentos básicos iniciais, com isso em mãos, marcará a visita técnica da equipe do SIM ao empreendimento.

Após a visita da equipe, se o empreendimento atender as condições previstas nos regulamentos, recebem o Certificado de Registro do Empreendimento e o Certificado de Registro dos Produtos ficando autorizado o uso do SELO SIM/CISAPE em seus produtos.