Ipubi
Gentílico: Ipubiense População: 29 009 Fundação: 1938 Prefeito: Francisco Rubens Mario
IPUBI
O município originou-se da Fazenda Poço Verde, no sopé da Chapada do Araripe. O povoamento foi intensificado a partir de 1938, quando iniciou a feira livre local. Pertencente ao município de Ouricuri, o distrito de Ipubi foi criado a 31 de dezembro de 1943. Tornou-se município autônomo através da lei estadual nº 3.340, datada de 31 de dezembro de 1958, sendo instalado a 1 de março de 1962, tendo como 1º prefeito o farmacêutico Antônio Rodrigues Lucena. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Serra Branca e Serrolândia. Anualmente, no dia 2 de março Ipubi comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O topônimo Ipubi provém do tupi ipu-obi = poço ou fonte verde, quando ocorreu a Reforma Administrativa do Estado que criou o distrito de Ipubi.
Cultura
A cultura tem posição de destaque no município de Ipubi, Sertão de Pernambuco, pela tradição e pela vontade do povo de levar para o Brasil e o mundo o talento do povo ipubiense. O município segue fielmente as tradições do povo nordestino na música, dança, artesanato, teatro e em tantas outras manifestações culturais. A diversidade cultural de Ipubi é tão fascinante quanto as suas belezas naturais. Entre as manifestações culturais, a música vem se destacando, sobretudo após o resgate de sons regionais e a musicalidade dos artistas da terra, como os cantores Tatá Lopes, Everton Torres e Marcos Joás, que levam alegria para todo o Brasil, representando com orgulho a nossa terra. Tanto que estes artistas têm presença garantida nas apresentações do Calendário Cultural da Cidade, sendo: 2 de março, no Aniversário de Ipubi; em agosto, no “Agosto em Ipubi é Festa”, em setembro, no “Serrolândia em Festa” e em outubro, no Serra Branca é Festa.
Nossa gente carrega no sangue a alegria do povo pernambucano e a vocação para a alegria e a diversão. Tanto que no Carnaval os blocos “El Papas”, “Agita Serra Branca” e “Se Tú For Eu Vou” agitam a sede do município e os distritos de Serra Branca e Serrolândia, respectivamente, numa alegria contagiante, cheio de irreverência e criatividade, tornando o Carnaval uma festa de todos. Basta sair às ruas e cair na folia! O Grupo de Teatro Ministério de Artes, vinculado à Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, prepara todos os anos grandes espetáculos para entreter e levar mensagens de esperança a toda a população. Dentre eles, destaca-se a Paixão de Cristo, apresentado durante a Semana Santa, envolvendo dezenas de jovens e com cenários impecáveis.
A alegria contagia o coração do povo ipubiense quando chega o São João. Ao som da Zabumba e da Sanfona, as comunidades preparam Festas Juninas com apresentações de quadrilhas, comidas típicas e muito forró. É nessa época também que a população acompanha a apresentação da “Quadrilha Za-bum-bá”, grupo que surpreende todos os anos com apresentações de tirar o fôlego, reconhecido em toda a Região do Araripe pela beleza das apresentações. O talento de vários artistas como pintores, escultores e escritores levam a história do nosso povo para os quatro cantos do mundo. Assim, Ipubi se consolida como centro aglutinador e disseminador de tendências culturais, que projetam a cidade.