Parnamirim

Gentílico: Parnamirinense População: 21 290 Fundação: 1870 Prefeito: Ferdinando de Lima

PARNAMIRIM

 

Parnamirim, no estado de Pernambuco, teve início de sua ocupação no final do século XIX, quando o Tenente-coronel Martinho da Costa Agra estabeleceu uma fazenda de gado às margens do Rio Brígida. Com a construção de uma capela dedicada a Senhora Sant'Ana, a fazenda foi crescendo e se tornou distrito de Cabrobó, com o nome de Sant'Ana do Saco em 1867 e Leopoldina em 1870, até finalmente ser chamada de Parnamirim em 1944.

 

O município, que conta com 18.612 habitantes (IBGE 2022), possui um clima semiárido e apresenta relevo plano com a presença de serrotes e serras, como Boqueirão, Tomfei, da Santa, do Arapuá, Verde, Olho D'água e Almirante. Com um clima quente e seco, característico do sertão, o município é banhado pelo Rio Brígida, perenizado pela construção da Barragem do Chapéu em 1986, além das Barragens do Entremontes e do Cachimbo.

 

A vegetação predominante em Parnamirim é a caatinga, com árvores de pequeno porte e cactáceos. As duas bacias hidrográficas que banham a região são a do Rio Terra Nova e a do Rio Brígida, este último nascendo na Serra da Gameleira e desaguando no Rio São Francisco em Orocó, e tendo como afluentes riachos como o do Jacaré, da Volta, da Travessia, da Favela e do Poço do Fumo. As barragens do Chapéu, Entremontes e do Cachimbo garantem água para a população e favorecem a produção agrícola no município.