Santa Cruz
Gentílico: Santacruzense População: 13 841 Fundação: 1915 Prefeita: Eliane Maria da Silva
SANTA CRUZ
No ano de 1829, durante uma peregrinação pelo sertão, dois frades capuchinhos tiveram que interromper a viagem devido a uma febre que acometeu um deles, permanecendo no local por cerca de um mês. Abrigaram-se sob o pé de um juazeiro, onde ofereceram assistência espiritual e celebraram missas para as famílias que lá buscavam auxílio. Ao se despedirem da região, deixaram uma grande cruz de madeira no local onde se abrigavam.
Essa cruz foi encontrada pelos vaqueiros do fazendeiro José Correia, um proprietário de extensas terras e escravos na região. José Correia pediu que trouxessem a cruz para a sua fazenda, onde a colocou em uma capela. A população local passou a venerar a cruz e a visitar a capela em busca de proteção divina. Aos poucos, a povoação começou a se formar ao redor da capela.
Com o tempo, surgiu a festa da Venerada Santa Cruz, que ocorre de 1 a 3 de maio. Além dos rituais religiosos, a festa conta com barracas de comidas típicas, bebidas, bingos, danças e outras atividades festivas.
O distrito de Santa Cruz, originalmente subordinado ao município de Ouricuri, foi criado em 23 de janeiro de 1915. Posteriormente, foi elevado à categoria de município autônomo pela lei estadual nº 10623, de 10 de janeiro de 1991, e instalado em 1993. A região é composta pelo distrito sede, Varzinha, Poço D’Antas, Caçimba Nova e Santa Helena.